O que é a Taxa Selic e como ela afeta seu dinheiro?

A Selic, ou Taxa Selic, é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 dias, a Taxa Selic vira notícia em todo o Brasil – seja por ter aumentado, diminuído ou se mantido estável após a reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Em junho de 2021, por exemplo, ela ficou definida em 4,25% ao ano.

🟢 O que é a Taxa Selic?

Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Basicamente, ela influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras.

🟢 Mas o que significa Selic?

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

Além do Banco Central, apenas instituições financeiras têm autorização para negociar títulos nesse ambiente. Ou seja, pessoas comuns não têm acesso.

Já a Taxa Selic está ligada aos juros dos títulos públicos que o governo oferece neste sistema.

🟢 E quem decide o valor dessa taxa?

É o Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Ele se reúne a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.

🟢 Qual é a Taxa Selic hoje?

A Taxa Selic hoje está em 4,25% ao ano. Ela foi definida no dia 16 de junho de 2021 pelo Copom, que decidiu subir a taxa 3,5% para 4,25% – a terceira alta consecutiva de 0,75 pontos percentuais.

🟢 Como funciona a Taxa Selic?

Para explicar a Taxa Selic, é preciso voltar a uma necessidade básica de qualquer governo: ter dinheiro para fazer investimentos e pagar dívidas. Apesar da principal forma de arrecadação ser por meio dos impostos, outra forma de arrecadar dinheiro é com empréstimos – como por meio dos títulos do Tesouro Nacional.

Os títulos do Tesouro são certificados de dívida emitidos e vendidos pelo próprio governo através do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic, lembra?). Quem compra um título ganha o direito de, em determinada data, receber o valor de volta com o acréscimo de juros.

É importante entender, entretanto, que a maioria dos títulos do tesouro é comprada por grandes instituições financeiras.

Isso acontece porque, por lei, toda instituição é obrigada a depositar uma parcela dos depósitos recebidos no dia em uma conta no Banco Central. Essa é uma forma de controlar a quantidade de dinheiro em circulação e evitar o aumento da inflação.

Como as instituições financeiras realizam milhões de operações diariamente, é comum chegar no fim do dia com uma quantia maior ou menor do que deveriam ter na conta do BC.

Neste caso, elas são obrigadas a pegar empréstimos com outros bancos para cumprir a lei.

🟢 Entendi. E o que isso tem a ver com a Selic?

Geralmente, esses empréstimos são de curtíssimo prazo (o tempo entre a retirada e o retorno do valor acontece em torno de 24 horas). Como garantia, as instituições oferecem os títulos públicos adquiridos do Banco Central.

Entender isso é importante para entender a diferença entre Taxa Selic Over e Taxa Selic Meta.

🟢 Taxa Selic Over

Basicamente, é a taxa de juros praticada quando uma instituição financeira empresta dinheiro para outra e usa, como garantia, os títulos públicos adquiridos no Banco Central (como explicado acima).

🟢 Taxa Selic Meta

Já a Taxa Selic Meta é a que você está acostumado a ouvir sobre: a taxa básica da economia Brasileira. Ela serve como parâmetro para outras taxas praticadas no mercado, e tende a ser a menor taxa na economia.

É sobre esta taxa a que este texto se refere – não à Selic Over.

🟢 Como a Selic afeta seu dinheiro e investimentos?

Os efeitos da mudança da Selic são sentidos por todos os brasileiros, bancos e até investidores estrangeiros. Basicamente:

➡️ Se a Taxa Selic diminui:

▪️ O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a abaixar as taxas de juros;

▪️ A inflação tende a subir.

➡️ Se a Taxa Selic aumenta:

▪️ Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação;

▪️ Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.

Em junho de 2021, o Copom aumentou a Taxa Selic de 3,5% para 4,25%, afetando as aplicações financeiras de todos os brasileiros.

🟢 Quais investimentos são afetados pela Selic?

Considerando que a Taxa Selic tem forte influência na taxa de remuneração de diversos investimentos, qualquer mudança na Selic impacta a rentabilidade desses produtos financeiros. São eles:

▪️ Títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic);
▪️ Caderneta de poupança;
▪️ Investimentos de Renda Fixa.
▪️ Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título público cuja rentabilidade está indexada à taxa Selic. Quando a taxa Selic é reduzida, também fica menor a rentabilidade do título – e o mesmo vale para a situação contrária: um aumento na taxa Selic torna os títulos públicos mais vantajosos.

🟢 Caderneta de poupança

A poupança também sofre os efeitos das mudanças na Selic. Isso porque seu rendimento, por definição, está atrelado à taxa:

▪️ Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial;

▪️ Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial.

Ou seja: com a Selic abaixo de 8,5% (como agora), a rentabilidade da poupança diminui – e muito!

🟢 Investimentos de Renda Fixa

Mudanças na taxa Selic impactam o CDI, um dos índices de rentabilidade mais usados por investimentos de Renda Fixa. Explicaremos abaixo sobre a relação entre as duas taxas, mas basicamente: quando a taxa Selic diminui, o CDI também fica mais baixo.

CDBs, LCIs, LCAs, LCs são os investimentos mais comuns que usam o CDI como indicador de rentabilidade. Esses investimentos terão sua remuneração afetada no caso de mudanças na taxa Selic.

𝗤𝘂𝗲 𝘁𝗮𝗹 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝘂́𝗱𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗲𝘀𝘁𝗲? 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗮𝘀 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮𝘀 𝗽𝗮́𝗴𝗶𝗻𝗮𝘀! 📲

Texto Original por NuBank